
Nome: Tatyane Porto Diolino
Semana: 2ª
Título da tarefa: Construindo o Blog e Relatando a experiência
TRADIÇÕES E CULTURA EM MOVIMENTO
PUBLICO ALVO
1º Ano de Escolaridade
DURAÇÃO
2 MESES
APRESENTAÇÃO
Esta atividade tem por finalidade promover na turma a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se esta atividade pela necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites materialista que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
OBJETIVOS
· Resgatar as tradições e culturas de nosso país dando ênfase à cultura da paz e respeito;
· Relacionar os modos de vida, passado e presente na sociedade brasileira e em chaperó;
· Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições tão presentes entre nós;
· Direcionar os valores morais como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
METODOLOGIA
Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar e em torno, com participação efetiva dos alunos e professores do primeiro e segundos segmentos divididos e organizados por disciplinas.
RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
· Vídeos;
· Revistas;
· DVD’s;
· Jornais
· Materiais recicláveis;
· Entrevistas;
· Palestra;
· Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados.
1º SEGMENTO
1º Ano
Dramatização – “O Cravo e a Rosa”
Brincadeiras de Roda e Brinquedos
METODOLOGIA DE APLICAÇÃO
Atividade 1
- Após assistir ao video Teatro Rá Tim Bum - O Cravo e a Rosa.
Solicitara as crianças sugestões para encenação.
Atividade 2
- Solicitar a presença de alguns funcionários, pais e parentes de alunos para falarem de suas brincadeiras de roda e brinquedos preferidos.
- Após os relatos, os convidados irão brincar com as crianças assim como confeccionar se for o caso algum brinquedo.
Atividade 3
-Apresentação da dramatização.
Atividade 4
-Exposição dos brinquedos confeccionados.
FORMA DE AVALIAÇÃO
Durante o desenvolvimento das atividade.
Serão observadas as seguintes questões:
• participação, produção, envolvimento, colaboração com o grupo;
• grau de dificuldade do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário